
O tom de voz representa mais a personalidade em um texto por escrito do que a intenção ou o volume, pelo menos no marketing digital.
Devido ao fato de que o texto é a fonte de todas as outras coisas, como os textos para anúncios, fotos para as redes sociais e todas as ideias inovadoras!
Seu negócio ganha personalidade se há coerência no tom de voz, independentemente da plataforma que sua marca usa para se comunicar com os clientes.
Em meio ao mar de mesmice da Internet, persuadir o público de que seu negócio tem personalidade aumenta o discurso sobre:
Aquilo que sua marca produz;
A razão pela qual ela o faz;
E para quem ela é destinada!
Escolha de palavras
A escolha das palavras certas para uma marca permitirá que ela seja vista da maneira que ela deseja ou precisa, desde os roteiros que dão origem a conteúdo audiovisual até os posts nas redes sociais!
O público alvo será a única fonte de vocabulário. Vai achar estranho se eu começar a escrever dessa maneira, não acha? Isso se deve ao fato de que você está lendo material instrutivo sobre Marketing Digital e está ansioso para obter informações sobre meus mais de vinte anos de trabalho!
O vocabulário que usei no exemplo anterior até pode ser usado para atender an uma galera mais jovem ou para promover um esporte ou brinquedo específico. É por isso que você precisa entender a persona, que é a personalidade inventada, mas baseada em dados reais de um cliente ideal.
Estilo de escrita
A apresentação das palavras varia bastante depois que a marca cria um repertório de palavras que são comuns ao público-alvo.
Assim, as variações permitem que a identidade da marca seja mantida mesmo em situações em que as emoções dos conteúdos ou os contextos em que eles são veiculados são bastante diferentes.
Isso significa que mesmo uma empresa que vende produtos ou serviços de negócios para negócios pode transmitir ao público tanto uma notícia alegre quanto uma notícia triste usando um vocabulário formal.
Nível de formalidade
É óbvio que a escrita formal ou descontraída será vista com mais seriedade e profissionalismo do que a escrita mais casual. Não significa que uma é melhor do que a outra, pois depende de cada situação.
Em tal situação, o contexto determinará se uma marca oficial deve ou não abandonar o padrão.
A personalidade não é moldada em pedra, e ajustá-la de acordo com a estratégia é imperativo!
Personalidade da marca
A escolha de palavras, o estilo da escrita e o grau de formalidade criam uma personalidade distinta para a marca.
Uma personalidade única é o verdadeiro produto na era da Internet porque muitas pessoas estão vendendo os mesmos produtos, nos mesmos canais, com os mesmos métodos e para as mesmas pessoas!
Portanto, é uma boa ideia começar escolhendo que tipo de personalidade a sua marca deve mostrar para atrair e atrair os clientes ideais.
Uma empresa se torna alguém ao invés de algo; sua personalidade pode ser enérgica, confiável, divertida ou amigável, entre muitas outras qualidades. Ter uma personalidade e se ater a ela em todos os meios de comunicação faz com que a empresa se torne alguém.